TRANSPORTE AÉREO
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e em geral encomendas urgentes.
Internacional: transporte envolvendo aeroportos de diferentes países.
Nacional: denominado de transporte doméstico que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
Tipos de Aeronaves
As aeronaves subdividem-se em:
- All Cargo ou Full Cargo: uso exclusivo para transporte de carga, pois apresenta uma capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.
- Full Pax: avião de passageiros. O deck superior é utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço é preenchido com carga.
- Combi: transporte misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser tanto no andar inferior quanto no superior.
Frete Aéreo
Os fretes aéreo são divididos em duas categorias, de acordo com a modalidade de pagamento:
- Frete pré-pago (prepaid): o frete deve ser pago para a retirada do conhecimento de embarque. Normalmente é realizado no país de embarque e para venda feita na condição CIP e CPT.
- Frete a pagar (collect): o pagamento do frete pode ser feito em qualquer lugar, sendo normalmente realizado no país de destino.
Obs.: não é permitida essa modalidade de pagamento para os seguintes casos: restos humanos, amostras, mercadorias perecíveis, animais vivos, bem como mercadoria que tenha frete maior que seu valor e quando o destinatário é o próprio embarcador da mercadoria.
CARGAS QUE PODEM SER TRANSPORTADAS
Todos os tipos de cargas podem ser transportados por este modal, desde que não ofereça risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas. Porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas.
Conhecimento de Embarque Aéreo
O transporte aéreo comercial de carga é sempre documentado através do conhecimento aéreo (AWB - Airway Bill) que, a exemplo dos demais modais, é o documento mais importante do transporte. Ele pode ser tanto um conhecimento aéreo da companhia (acompanha a carga) quanto um conhecimento neutro (quando é do agente de carga).
Os tipos de AWB existentes são:
- AWB (Airway Bill): conhecimento aéreo que cobre uma determinada mercadoria, embarcada individualmente numa aeronave, sendo emitido diretamente pela empresa aérea para o exportador.
- MAWB (Master Airway Bill): é o conhecimento emitido pela companhia aérea, para cargas consolidadas, para o agente de carga. Representa a totalidade da carga recebida pelo agente e entregue para o embarque, e que permanece com ele, não chegando aos embarcadores. (Master = Mãe, neste caso)
- HAWB (House Airway Bill): é o conhecimento emitido pelo agente de carga, relativo a uma carga que tenha sido objeto de uma consolidação. Normalmente são emitidos vários destes conhecimentos para cada Master . A soma dos HAWB será igual ao MAWB. (House = Filhote, neste caso).
Além das funções normais este documento ainda pode representar fatura de frete e certificado de seguro.Além das funções normais este documento ainda pode representar fatura de frete e certificado de seguro.